Inaugurada no dia 11 (onze) de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.
Após quase três anos de planejamento e trabalho, a Casa ficou pronta, custando aos cofres públicos cerca de R$1,2 milhão, tendo o terreno sido doado pela Prefeitura de Palmas e os móveis pela UFT. Lembrando ainda que a construção da Casa não foi concluída, o projeto inicial ainda encontra-se incompleto. No entanto, devido à urgência foi inaugurada metade da casa. São 120 (cento e vinte) estudantes do interior do Estado e de todo o Brasil, buscando o sonho da graduação no ensino superior e técnico em nossa capital, que são contemplados com o benefício da moradia, e cada morador tem o dever de contribuir com uma taxa de 20 (vinte) reais para a manutenção do prédio.
A Casa é próxima do Restaurante Comunitário, que serve almoço de segunda a sexta por R$3,00, além de ser perto da Estação de Transporte Coletivo Apinajé, de onde sai uma linha (a linha 09) gratuita para a UFT. Ela possui três andares, com dez quartos em cada andar (cinco femininos e cinco masculinos) e dois banheiros coletivos (um feminino e um masculino). Ao se instalar, o estudante divide o quarto com outros três estudantes. Cada quarto possui duas beliches, duas mesas de estudo e duas cadeiras, uma pia, uma TV, um DVD e tanquinho de lavar roupas.
A partir do momento em que um estudante passa a morar nesta Casa, automaticamente é associado à AMCEJAC (Associação de Moradores da Casa do Estudante).
Destaque-se que uma Casa do Estudante, a Casa do Estudante Jaime Câmara não é apenas um lugar para dormir. É um ambiente de convivência, onde há a oportunidade de fazer amizade e estabelecer contatos nas mais diversas áreas. É um campo para debates políticos e luta, para a evolução do Movimento Estudantil, que é formado por nós, os estudantes!
Meus queridos, sejam bem-vindos.
ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA CASA DO ESTUDANTE JORNALISTA JAIME CÂMARA ACESSE
AQUI.