Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara

Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara
Inaugurada no dia 11 de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Implantação de Coleta Seletiva em Palmas Começa Pelas Unidades Escolares

O Município está realizando as primeiras ações rumo a implantação da coleta seletiva de lixo na Capital. O modelo já é realidade em 50% das unidades escolares municipais e tem servido de piloto para o inicio da implantação deste sistema no espaço urbano, seguindo a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 03 de agosto de 2010, prevendo que todos os municípios do País tenham até 2014 a coleta seletiva implantada.

Na coleta seletiva o lixo deteriorável (biodegradável), que é composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, entre outros, é separado do lixo restante, que poderá ser reciclado.

De acordo com a Gerente de Educação Ambiental e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Silvia Cecilia Rodrigues, iniciar a coleta seletiva pelas escolas promove um reflexo na conscientização das famílias. “É dentro dos espaços educacionais que levamos a informação necessária para as famílias, e principalmente porque já se forma os futuros cidadãos com essa consciência”, destacou.

A coleta seletiva já esta implantada em todos os 21 Centros de Educação Infantil – (Cemei´s), nas cinco Associações de educação infantil conveniadas com o município, e ainda em quatro das 41 escolas municipais: Darcy Ribeiro, Crispim de Alencar, Prof. Francisca Brandão e Paulo Leivas Macalão.

A coleta é realizada uma vez por semana em cada escola, divididas em três etapas, na terça-feira é feita na região de Taquaruçu, Taquaralto e Taquari; na quinta-feira, nos Jardins Aurenys, e região sul do plano diretor; e na sexta-feira no centro e na região norte. “A meta de 2011 é, já neste primeiro semestre, estar com todas as unidades escolares com a coleta seletiva implantada”, destacou.

Outra estimativa da Semasp é iniciar a coleta em duas quadras da cidade até agosto e até o final do ano ter a coleta em todas as secretarias municipais.


Implantação

Durante o período de implantação da coleta seletiva nas escolas, os funcionários, professores, alunos e pais recebem a equipe da Gerência de Educação Ambiental da SEMASP e do Núcleo de Educação Ambiental da SEMED, que fazem toda à parte de sensibilização, informando a importância do engajamento de todos para o sucesso do projeto.

A separação dos materiais é realizada dentro da escola e também na casa dos alunos que levam o material já separado de casa para a escola, onde o material é coletado pelo caminhão e a equipe da coleta seletiva. O produto do recolhimento é doado para entidades que trabalham com o material, e se torna o sustento de mais de 70 famílias.

A primeira escola a receber a coleta seletiva foi a Escola Municipal Darcy Ribeiro, na quadra 904 sul, em outubro de 2010, e desde então a coleta seletiva na escola tem sido um sucesso. De acordo com a Gerente, o experimento teve bons resultados. “O Darci Ribeiro foi o ‘experimento’ no bom sentido da palavra. E os efeitos foram tão positivos que não tivemos dúvida em iniciar este ano com força total, e desde fevereiro deste ano mais 29 unidades foram contempladas com o projeto, e o sucesso se repetiu. Estamos super felizes com os resultados em todas as unidades escolares, por isso acreditamos que a coleta seletiva vai ser um sucesso no município como um todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário