Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara

Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara
Inaugurada no dia 11 de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE

O Brasil após expansão das políticas de ações afirmativas: Desafios e novas perspectivas

A busca por uma sociedade altamente desenvolvida e plenamente democrática passa pela compreensão de que nos dias atuais ainda estão latentes as desigualdades medidas por indicadores étnico-raciais e de gênero, principalmente, no que tange ao acesso às melhores posições no mercado de trabalho e ao ensino superior brasileiro.

Percebemos que a universidade brasileira, mesmo tendo como princípio ser um espaço de disseminação do saber e de comprometimento com os valores democráticos, guarda em si uma grande contradição quando a analisamos e observamos seu caráter elitista e reprodutora da hierarquia sócio-econômica. Trata-se de um processo de reprodução das desigualdades, que estão intrinsecamente ligado à ausência de negros e negras no corpo docente e discente.
No Brasil, a situação de exclusão e discriminação sofrida pela população negra é resultado de um passado escravagista e da consequente não incorporação do negro aos espaços de poder da sociedade brasileira. A UNE encontra nas politicas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, um importante instrumento de reparação das desvantagens historicamente sofridas pelos negros e negras.
Muitas são as experiências de implementação de ações afirmativas em universidade brasileiras, visando incluir estudantes negros e negras e promover a igualdade de oportunidades e tratamento, assim como compensar perdas provocadas pelo racismo. O III ENUNE tem como objetivo avaliar e compreender os desafios ainda existentes no que se refere à implementação de politicas afirmativas e apontar perspectivas para o seu aprofundamento. Construiremos juntamente com os diferentes atores sociais que discutem a questão racial, o poder público e as e os estudantes, uma agenda que aprofunde as politicas públicas com perspectivas de combater o racismo e promover a igualdade no acesso e permanência no ensino superior brasileiro.

INFORMAÇÕES

O III ENUNE sera realizado entre os dias 20 a 22 de maio de 2011 na Escola de Arquitetura no Campus Federação da UFBA na cidade de Salvador.

A programação concebida está estruturada a partir de três eixos fundamentais: o eixo político, o eixo acadêmico e o eixo artístico-cultural.

No que se refere ao eixo político, a proposta está assentada na realização dos grupos de debates (GD) como forma de promover a atualização e a consolidação das bandeiras que são estratégicas ao conjunto da juventude negra brasileira.

Temáticas como:
  • Saúde da População Negra
  • Mulheres Negras
  • Mídia e Racismo
  • Livre orientação sexual
  • Ancestralidade africana e conhecimentos tradicionais
  • Racismo Ambiental
  • Racismo e o mundo do trabalho
organizarão o nosso debate. A partir desse eixo construiremos um ato público que venha a garantir a mais ampla visibilidade de nossos posicionamentos.

Quanto ao eixo acadêmico, a programação se pauta pela apresentação de produções científicas que tenham centralidade nas discussões sobre as politicas de ações afirmativas que, previamente encaminhadas, passarão pela avaliação de uma comissão julgadora.

E o eixo artístico-cultural, que pretende revelar a riqueza da cultura afro-brasileira, através do trabalho realizado por artistas, ou grupos destes, levando em consideração a(s) sua(s) produção (ões) na música, no teatro, na dança, no artesanato, na culinária, na produção audiovisual, etc.

Alojamento

Estarão disponibilizados para o III ENUNE salas alojamento com capacidade superior a 700 participantes, contando com inúmeros banheiros (químicos e estruturais), 10 chuveiros masculinos e 10 femininos.

Atividades Acadêmicas

Os espaços para realização das atividades acadêmicas (palestras, GD, apresentação de trabalhos científicos e mostras artísticas,) são compostos por: 01 (um) auditório com capacidade total para receber um público de 1.000 (um mil ) participantes; 10 (sala) salas de aula, quer sejam atividades simultâneas ou não.

Regra para inscrições de trabalho

Poderão submeter propostas: graduandos, graduados das áreas de concentração das ciências sociais e ciências humanas e participantes de projetos de pesquisa financiados ou de práticas investigativas institucionais;

Os candidatos deverão se inscrever via e-mail, entre os dias 21 de Março e 21 de abril de 2011, uma vez que não haverá prorrogação da data para inscrição. A Comissão Organizadora divulgará os resultados da seleção no dia 01/05/2011, via e-mail (iiienune@gmail.com), e publicação no site do da diretoria de combate ao racismo da UNE.

RESUMO:
O resumo deverá seguir as instruções abaixo:

1. Título do Trabalho – escrever o título de trabalho em maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14 e em Negrito, utilizando no máximo 3 linhas;

2. Autores – No máximo três autores por trabalho - escrever o(s) nome(s) do(s) autor(es), indicando o(s) os alunos e orientador(es), seguido do e-mail, utilizando no máximo 3 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12;


3. Instituições – escrever o nome da universidade de origem, do departamento, utilizando no máximo 2 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e em Negrito;

4. Resumo do Projeto – editor de texto:

· Tamanho do papel - A4;
· Fonte tipo - “Times New Roman”;
· Tamanho da fonte - 12;
· Espaçamento entre linhas - 1,5;
· Margem direita - 3,0 cm;
· Margem esquerda - 3,0 cm.

Destacando o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões, necessariamente nesta ordem, utilizando no máximo 2.500 caracteres (contando com os espaços) ou de 200 a 300 palavras. Enviar para a Comissão Organizadora via e-mail. (iiienune@gmail.com)

Alimentação

Serão ofertados aos participantes café da manha, almoço e jantar, sendo que no dia da abertura (sexta-feira) somente será oferecido o jantar e no dia da plenária final (domingo) somente o café da manha e o almoço.

Segurança

O III ENUNE contará com o serviço da equipe de segurança oferecido pela UFBA e outra contratada junto a iniciativa privada com o intuito garantir a integridade física e patrimonial de todos e todas, bem como oferecer apoio e tranquilidade aos participantes.

Inscrição

Procedimentos para INSCRIÇÃO:

   1. As inscrições terão o valor de R$30,00
   2. Pagamento poderá de ser efetivado, em DINHEIRO, na “BOCA DO CAIXA” ou via caixa eletrônico;
   3. Após o pagamento da inscrição, PREENCHER o formulário de inscrição no site da diretoria de combate ao racismo da UNE. (www.unecombateaoracismo.blogspot.com)
   4. Enviar para o e-mail do encontro cópia escaneada do recibo gerado no depósito (iiienune@gmail.com)
   5. As inscrições ocorrerão entre os dias 21/03/2011 a 01/05/2011*
   6. No ato do credenciamento será necessário a apresentação do recibo ORIGINAL do depósito bancário;

CONTA PARA DEPÓSITO:
BANCO Bradesco
AGÊNCIA: 3421-5
CONTA POUPANÇA: 0033960-1
Nome: CLEDISSON GERALDO DOS SANTOS

*As inscrições poderão ter o seu encerramento antecipado caso haja o preenchimento total das vagas do alojamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário