Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara

Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara
Inaugurada no dia 11 de junho de 2008 em Palmas, a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara começou a ser idealizada em novembro de 2005. Uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins se formou, então, para garantir moradia a estudantes que, sem a estada na Casa do Estudante, não teriam como freqüentar uma Universidade.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prorrogada as inscrições do Processo Seletivo 2011/2

Ficam prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo 2011/2 para a Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara, até o dia 03 de novembro de 2011.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Diretoria da Casa vai à Defensoria Pública do Tocantins

Na manhã da última sexta-feira a Diretoria da AMCEJAC esteve reunida com o Defensor Público Dr. Antônio de Freitas, onde foram apresentados os nove casos mais urgentes de moradores irregulares que devem deixar a residncia estudantil. Em uma audiência anterior a Defensoria recebeu  toda a documentação e pareceres fruto do processo de recadastramento realizado pela Diretoria até julho de 2011, e enviou carta convite a todos os nove moradores que ainda permanecem na casa de forma irregular, apenas dois compareceram. 

O Defensor orientou que seja encaminhado os relatórios explicitando cada caso e que mediante este documento será acionado o judiciário, que em menos de 30 dias dará a  liminar, sentenciado os requeridos a deixarem a casa, em caso de recusa o defensor explicou, que será utilizado a força policial para garantir o cumprimento da decisão judicial. 

Com esta ação a nova gestão  enfrenta um velho problema que é a permanência de alunos já formados, alunos que não estão regularmente matriculados ou que não estão com suas contribuições em dias na Casa do Estudante de Palmas, os mesmos deixarão a Casa no máximo até o final do ano. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UNE vai questionar no MPE cessão de área da Unitins para construção do “Catirandê Park Show”; Bismarque apoia

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) do Estado e ainda da Casa do Estudante confirmaram ao Conexão Tocantins que vão ingressar ainda hoje com uma representação no Ministério Público Estadual com relação à construção do novo local para eventos, *Catirandê Park Show que deve começar a ser construído no próximo ano. 

Segundo o governo a Unitins cedeu a área que fica localizada na saída para Paraíso do Tocantins, às margens do lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães em Palmas.

No foco da ação, segundo informaram os coordenadores, está o questionamento sobre a área na qual será construída o novo aparelho cultural. A UNE argumenta que a área foi doada para a Unitins com o compromisso que fossem construídos os blocos de educação presencial da faculdade.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Processo Seletivo Para Novos Moradores e Moradoras - 18 a 31 de outubro

A Diretoria da Casa do Estudante Jornalista Jaime Câmara de Palmas, no uso de suas
atribuições legais garantida no Estatuto da entidade, RESOLVE;
Tornar Público este Edital 003/2011 para seleção dos novos moradores/as;
O processo de seleção ocorrerá com a entrega da documentação, sendo que o cadastro de reserva terá validade até a seleção para o primeiro semestre de 2012;
Este edital segue os requisitos estabelecidos no decreto nº 2.938, de 2 de fevereiro de 2007.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Ser estudante de origem popular em situação de vulnerabilidade econômica com renda per capta de no máximo um salário mínimo e meio;
Ser do interior do Estado do Tocantins ou de outro estado da federação brasileira;
Que esteja estudando em estabelecimento de ensino público ou privado: sendo este último, preferencialmente bolsista;
Não possuir diploma de curso superior;

Alunos podem se inscrever para o Bolsa Permanência

Está aberto edital para inscrições de alunos da UFT ao Programa Bolsa Permanência, na modalidade Institucional. O prazo vai até o dia 27 de outubro de 2011.

Poderá participar da seleção o candidato que possuir renda “per capita” não excedente a 1 salário mínimo e meio; estiver regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFT; tiver disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho das atividades previstas no edital, de acordo com o estipulado no plano de trabalho do acadêmico; efetuar a inscrição no período previsto pelo edital; apresentar a documentação exigida pelo edital ou pela equipe de seleção; e não tiver concluído outro curso de graduação.

Confira abaixo o edital com as informações necessárias à efetivação da inscrição.

Por Samuel Lima